1 - Inúmeras possibilidades de aplicação
Pode ser aplicada em todas as idades e sexos, podendo ainda ser facilmente associada a outras modalidades terapêuticas.
2 - Diminuição do uso de medicamentos
Actualmente, o uso de medicamentos está a tornar-se abusivo, com frequentes intoxicações, sem que se consigam resultados terapêuticos ideais. A Medicina Tradicional Chinesa regula o equilíbrio do organismo, melhorando a circulação sanguínea e aumentando a resistência do corpo. Por isso, reduz ao mínimo a necessidade de medicamentos e aumenta a eficácia terapêutica.
3 - Prevenção de doenças
O que fortemente distingue a Medicina Tradicional Chinesa da Medicina Ocidental é a prevenção do surgimento de patologias.
A MTC entende que ter boa saúde é mais do que apenas ausência de doenças.
A medicina chinesa permite restabelecer o equilíbrio no corpo evitando que doenças se instalem no corpo. Portanto, é fundamental fazer algumas terapias de medicina chinesa ao longo do tempo mesmo que esteja aparentemente saudável.
Ao se analisarem sintomas ou sinais que habitualmente são ignorados, como por exemplo a irritabilidade, palidez, transpiração excessiva, inchaço abdominal, cara vermelha, mau hábito, membros frios, entre muitos outros, pode-se tratar e evitar que uma doença se instale.
4 - Trata doenças que a medicina moderna não consegue tratar
A medicina chinesa consegue dar respostas a determinadas doenças cujas causas ainda não são bem conhecidas cientificamente. Doenças como psoríase, fibromialgia, cansaço crónico, etc, foram descritas à milhões de anos pelos chineses e estão claramente descritas as causas à luz das teorias da MTC.
A medicina chinesa é como se pode ver uma medicina muito antiga, com cerca de 5.000 anos, composta de muita sabedoria deixada pelos nossos antepassados.
5 - Melhora qualidade de vida
A medicina chinesa nos casos como doenças crónicas em que o doente sofre de dores e determinados sintomas que a medicação não tem efeito ou tem pouco, consegue melhorar a qualidade de vida do doente, uma vez em muitos dos casos inibe a dor e outros sintomas de forma mais eficaz do que os medicamentos.
6 - Analisa e trata o doente como um todo
Esta é outra característica que diferencia esta medicina antiga e a moderna. A medicina chinesa analisa o doente como um todo e não como partes separadas – sistema digestivo, neurológico, ginecológico, etc, como a medicina moderna faz e trata por estes parâmetros. Segundo a MTC o corpo é um todo interligado e todos estes sistemas estão todos relacionados entre si. A medicina chinesa trata doentes e não doenças.
7 - Trata o corpo e a mente simultaneamente
Uma vez que vê o doente como um todo, trata o físico e o emocional ao mesmo empo, pois está tudo interligado.
8 - Trata eficazmente a dor
A dor é um sintoma muito limitante e que diminui a qualidade de vida das pessoas. A MTC é mundialmente conhecida por ser muito eficaz no tratamento da dor, inclusivé com melhores efeitos do que os medicamentos.
9 - Segurança no tratamento
A MTC, inclusive a acupuntura é uma prática extremamente segura, exigindo apenas agulhas descartáveis e um bom nível técnico do médico.
...