8 de fevereiro de 2011

Notícia Diário de Notícias (DN)

.

Hospital português anestesia com acupunctura


 
Saúde. Redução de efeitos adversos da anestesia tradicional é um objectivo
A médica de clínica geral e familiar Isabel Brito entrou no bloco de operações como paciente e seguiu quase todas as convenções associadas a uma cirurgia. Mas só até ao momento da anestesia, que foi feita apenas com... agulhas.
Depois de experiências com anestesias tradicionais e um tratamento de acupunctura para a ansiedade, esta médica de Braga submeteu-se a uma embolização das artérias do útero para tratar vários miomas (tumor benigno) com uma anestesia feita por acupunctores.
Ainda no seu quarto no Hospital St. Louis, em Lisboa, Isabel Brito explicou à Lusa que quis evitar demasiados fármacos no seu organismo e passar por uma experiência que a ajudará a dar conselhos aos doentes.
Este hospital, que fica no tradicional Bairro Alto de Lisboa, é o único no mundo que faz anestesia por acupunctura em embolizações. Mesmo sendo uma médica 'convencional', Isabel Brito garante não ter preconceitos em recorrer a uma técnica mais alternativa, até porque as duas medicinas têm muitos anos de história, lembra.
Logo depois da operação, já garantia que pode aconselhar a anestesia com agulhas porque "nem sentiu dores, nem nada" e evitou as alergias, náuseas e má-disposição que as anestesias locais e gerais podem provocar.
A anestesia com agulhas começou a ser praticada há cerca de dois anos nas embolizações feitas pelo médico radiologista João Martins Pisco, quando uma pessoa que trabalhava com Mitsuharu Tsuchiya a pediu. Depois dessa experiência com sucesso, os dois colaboraram mais 47 vezes até hoje.
O médico refere não haver diferenças nas recuperações e que a experiência lhe vai revelando de quem já recorreu a esta prática também a pede no bloco operatório. | LUSA


fonte: http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=994961&page=-1


 

3 de fevereiro de 2011

Anestesia com Acupunctura em Cirurgias

"Mais anestesia por acupuntura 


A anestesia por acupuntura é o método mais rápido dos céticos acreditarem no efeito da acupuntura. Na verdade o nome deve ser “analgesia” por acupuntura, pois o paciente mantém todas as outras sensações tais como peso, pressão, etc.
Isso obriga o cirurgião a ser, no dizer dos médicos cubanos, “suave, terno, dulce y cariñoso”. O paciente está acordado e tendo todas as outras sensações, portanto a manipulação deve ser delicada.


(...)


A herniorrafia pode até ser feita por anestesia local embora o mais comum seja a raquianestesia. A grande vantagem da acupuntura é que o paciente está totalmente consciente, inclusive da movimentação muscular, que é necessária para o cirurgião poder se inteirar, no próprio ato operatório, da extensão da hérnia. O paciente submetido a acupuntura tem pelo menos 48 horas de efeito analgésico e raramente toma medicação para dor no pós-operatório.


Outras cirurgias como mastoplastia ou de nódulo de tireóide têm maior impacto. A anestesia convencional nesses casos é geral, com intubação, recuperação pós-anestésica e outros fatores complicadores. No caso da acupuntura o paciente está acordado, consciente, falante, e melhor ainda sem ter tomado nenhuma droga. Algumas dessas foram feitas em Rio Preto mas não se tornaram rotina. Estão aguardando por um futuro projeto de pesquisa."




Fonte: 

http://reviversaudeholistica.blogspot.com/2007/11/mais-anestesia-por-acupuntura.html